Costumo chamar o registro do Windows de coração do sistema, pois nele passa toda e qualquer ação efetuada na máquina e hoje não podemos correr o risco de não obter um backup do registro em mãos.
Se futuramente ocorrer falhas no sistema, ser infectado por vírus e até mesmo manuseio errático com o registro, você pode ter sérios problemas e com uma cópia do registro em mãos você irá estar a salvo.
É exatamente está a função de Regbak, uma aplicação extremamente leve que irá criar e restaurar cópias do registro do Windows sem nenhuma dificuldade.
Seu manuseio é simples, após realizar o download do arquivo zip, crie uma pasta e extraia o conteúdo do Regbak dentro dela, em seguida execute a aplicação e irá surgir a seguinte tela:
Perceba que já preparei uma pasta para minha cópia do registro, cuja a mesma leva o nome do blog, para escolher a sua clique em browser e siga clicando em avançar para prosseguir.
Agora clique em Start para continuar.
Sua cópia do registro está pronta e você salvo de qualquer evento complexo que venha ocorrer com a máquina, já para visualizar, clique sobre a pasta preparada por você.
Caso vier obter a necessidade de restaurar uma cópia do registro, existe duas formas. A primeira é clicar sobre o arquivo REGRES.exe dentro da pasta preparada para o backup.
Já para o segundo método basta clicar sobre view backups… na tela principal da aplicação, selecione o backup efetuado e clique em restore.
Para finalizar, a aplicação é compatível com o Console de Recuperação do Windows, disponível no CD de instalação do Windows.
Se ainda não tenha testado ou não dispor de nenhum software para tal, de uma chance para o simples Regbak e não irá se arrepender.
Se você gostou deste artigo, pode me seguir no Twitter @rubensSB e assinar o Feed RSS para ficar por dentro do que acontece no Espaço NetBlog.
Download: Regbak 1.2
Sistema Operacional: Windows 2000/XP/Vista e 7 (32 e 64 bit)