Introdução: O Microsoft Security Intelligence Report (SIR) é um amplo e abrangente estudo no cenário recente das ameaças em evolução.
Nele é abordado assuntos como: Softwares Potencialmente indesejado, Softwares Maliciosos, Exploits e Vulnerabilidade de Softwares.
Pois bem…foi lançado recentemente o oitavo volume do (SIR), e neste foi concluído que o Windows 7 e Windows Vista SP2, são muito mais seguros e resistentes a infecção que o ultrapassado Windows XP.
Segundo o relatório, a versão de 32 bits do Windows 7 RTM e a versão de 32 bits do Windows Vista SP2 demostra taxas de infecção de 2.2 e 2.8, ambos respectivamente bom, uma comparação bastante favorável, pois o Windows XP SP3 obteve a taxa de infecção acima de 7,0.
Estas taxas de infecção são calculados pela Microsoft com base em dados coletados pelo Windows Malicious Software Removal Tool, que é baixado através do Windows Update e ativado nos computadores a cada mês, e este número é revelado a cada 1.000 computadores infectados.
Acompanhe o gráfico demonstrativo:
Uma lista das taxas de infecção do sistema operacional no oitavo Volume de Segurança da Microsoft Intelligence Report.(SIR)
As versões de 64 bits do Windows 7 e Windows Vista SP2 as taxas são melhor ainda, com apenas 1,4 computadores infectados a cada 1000 computadores analisados.
Microsoft admite que os computadores de 64 bits são usados muitas vezes por utilizadores mais familiarizado com a tecnologia e são capazes de manter seu sistema livre de infecção.
Mais resumindo, o que significa todos estes números?
Significa que a Microsoft está muito interessado em vender ‘mais’ uma cópia do Windows 7 para substituir o seu envelhecido e tão inseguro Windows XP.
Os números são ligeiramente significativo para as empresas que por muitas vezes precisam quantificar seu produto, e a atualização do sistema operacional pode levar esses números maior ainda, isso vai servir para demonstrar algumas vantagens de atualizar para o Windows 7 em vez de ficar com o Windows XP por mais um ano.
Este artigo não irá surpreender ninguém, porém sabemos que versões recentes são mais seguras, a Microsoft quer na verdade que você compre o Windows 7, nada passa de uma grande visão de marketing.
O oitavo volume do Security Intelligence Report, que abrange os meses de julho a dezembro de 2009, pode ser lido no Microsoft Security.
Ele é compilado utilizando dados de mais de 500 milhões de computadores Windows no mundo e também outros serviços da Microsoft, como Hotmail e Bing.