A Grande Tacada! Google Anuncia: Codec VP8 é Open Source

A Grande Tacada! Google Anuncia Codec VP8 é Open Source

Não tenha dúvida, tornar o codec de vídeo VP8 ‘Open Source’ foi uma grande tacada estratégica e fundamental para web da empresa de Mountain View.

Tudo deu início depois que a Google anunciou a compra da companhia ‘On2’ empresa dedicada a tecnologia de compressão de vídeo, em meados de agosto de 2009, por vez, a Free Software Foundation publicou uma carta, solicitando a Google para integra-lo diretamente no YouTube, afim de tornar-lo um padrão de vídeo livre para acabar com o domínio de proprietários de softwares como é o caso do Flash e o H.264.

Pois bem, todos já aguardavam o anuncio da Google sobre a libertação do Codec na conferência para desenvolvedores o (I/O), que se realiza em San Francisco e assim ela o fez.

A Google lança seu formato de vídeo chamado WebM na quarta-feira, dia (19/05) o projeto WebM é baseado no codec VP8, dedicado ao desenvolvimento de uma alta qualidade de vídeo para a Web que utiliza-se do Ogg Vorbis sobre a tecnologia de Áudio, que também foi desenvolvido pela On2.

As fabricantes de Browsers, ‘Mozilla e Opera’ junto a Adobe, além de muitas outras, já anunciaram este projeto, que pretende desenvolver uma alternativa aberta para criação de conteúdo de áudio e vídeo para web.

DirectShow, ffmpeg e SDK VP8 são as opções atuais para codificação e para assim criar aplicativos habilitados que obtém um comercial de algumas alternativas já disponíveis, tais podem ser lidas na Seção Tools da WebM.

Na página de Apoiadores da WebM, podemos conhecer os fabricantes de Software e Hardware que fazem parte deste incrível projeto.

Se por acaso o usuário quiser testar está nova tecnologia sobre vídeos na web, basta pegar uma versão do Firefox, Opera, e Chromium que suporta o WebM, porém a Microsoft revela que o IE9 irá suportar o formato, mais o usuário do windows necessita instalar o codec no sistema.

Quanto ao conteúdo, já existem 1,2 milhões de vídeos WebM disponíveis no YouTube e além disso na página usuários da WebM está a fornecer instruções para assistir a um vídeo WebM que envolvem ajustes(soma) na URL.

O Google também anunciou que irá transcodificar todos os vídeos do YouTube para WebM o mais rápido possível.

Para mais informações sobre o projeto é só acessar o Site Oficial da WebM.

Se você gostou deste artigo, pode me seguir no Twitter @rubensSB ou assinar o Feed RSS, para ficar por dentro de tudo que acontece no Espaço NetBlog.

blog comments powered by Disqus