Cuidado: Falsa atualização do Flash Player no Firefox

A poucos dias em torno da web tem ocorrido uma falsa atualização visando o browser da Mozilla, o fato ocorre através de uma página Fake.

Com várias atualizações do Firefox ocorrendo sobre a versão 3.6.x é fácil de enganar os usuários e fingir que existe uma nova atualização do browser.

Esta página informa não só, que o usuário está executando uma versão desatualizada do Firefox, mais como ele precisa atualizar o Adobe Flash Player.

Existe um link para atualizar o Adobe Flash Player, que com certeza é um gancho do Link malicioso.

Após clicar sobre o link vai surgir a janela pedindo para você salvar o arquivo, caso você execute obterá um antivírus de nome SecurityTool, que começa a descobrir ameaças que não existem em sua máquina e exigem o pagamento, afim de remover as pragas.

Para usuários avançados e/ou intermediários isso não seria problema, porém e os recentes utilizadores do browser?

Para usuários recentes do Firefox, vai aqui as dicas para nunca cair neste tipo de golpe.

  • Mozilla tem um site oficial onde você pode verificar se existe atualizações para os plugins: Mantenha sempre Plugins de qualquer navegador atualizado.
  • Update normalmente são fornecidos através de uma janela pop-up e não em uma página web.
  • Utilize o menu Ajuda/Verificar atualizações, se houver uma atualização disponível, você terá a janela pop-up, conforme descrito acima.

É isso. Tome muito cuidado para não ser infectado.

Se você gostou deste artigo, pode me seguir no Twitter @rubensSB e assinar o Feed RSS para ficar por dentro do que acontece no Espaço NetBlog.

Fonte

blog comments powered by Disqus